A NOSSA HISTÓRIA
a Freguesia de Paranhos dista cerca de 10 quilómetros da sede do concelho de Amares, do distrito de Braga e tem por orago da Freguesia S. Lourenço, celebrado anualmente no dia 10 de Agosto.
o topónimo "Paranhos" é um indício de antiguidade do povoamento, pois é um derivado do topónimo "Paramo" do Português antigo " Paranho" , "lugar com previlégios de honrra" . As inquirições de D. Dinis, em 1290, mandavam que, após a morte do "amo" , quem o tivesse servido em vida, lhe "emparasse" o lugar, dando-lhe o nome de "Paranho" , ou seja, amparando, ou "defendido por honrra" . Contudo muitos senhores de propriedades, em abuso de casais, de tal regra se serviram para fugir á fazenda e por isso o rei aboliu o previlégio.
Paranhos foi uma vigairaria da apresentação do reitor de S. João de Coucieiro. No termo de Vila de Regalados, passando depois a reitoria. A Freguesia pertencia então, ao Conselho de Entre Homem-e-Cávado; Esteve ainda anexada a Caldelas, a Sequeiros e a Souto.
quanto ao património cultural edificado na Freguesia, sobrevivem em bom estado de conservação: a Igreja Paroquial e o seu jardim envolvente, o Cruzeiro das Lages (restaurado ultimamente, one possui um parque de merendas), o cruzeiro da rua da Sra. da boa viagem, os espigueiros situados ao longo da Freguesia, a corte de pedra de Calvêlo e o marco geodésico no alto do talef (no monte cerdêda).
A Freguesia de Paranhos está situada a este da margem esquerda do rio Homem, povoada de matagais e giestas, sendo uma zona priveligiada em caça, existindo mesmo uma zona de caça associativa"o clube de caça dos amigos de Paranhos" que atrai inúmeros populares e forasteiros.
No aspecto económico, a agricultura, apesar de ser uma actividade tradicional em Paranhos, sofreu grandes evoluções nas ultimas décadas, permitindo que se evoluísse a nível de produção, o que no entanto trouxe alguns aspectos negativos. Pois com o aumento da mecanização, houve uma diminuição considerável da mão de obra , pelo que a população que deixou de trabalhar nos campos, teve que se preocupar com outros meios de sobrevivência, o que por vezes implicava a procura de emprego nos centros urbanos.
actualmente existem 3 empresas activas, uma actividade de pirotécnia artesanal de domingos simões & filhos que se tem vindo a manter ao longo dos tempos, é uma arte que vem mantendo as tradições, sendo sempre necessária nas festas e romarias da Freguesia de Paranhos ou noutras vizinhas, outra na área da construçaõ civil e obras publicas de José Manuel Dias Fernandes, lda, que emprega actualmente pessoas da Freguesia, e outra empresa na área comercial Café Maia sendo o único estabelecimento comercial actualmente na Freguesia.